Fiat Mobi recebe uma estrela em teste de impacto Hatch foi mal avaliado nos ensaios de colisão front

Fiat Mobi recebe uma estrela em teste de impacto Hatch foi mal avaliado nos ensaios de colisão front

Proteção para crianças ganhou duas estrelas
O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira, 1º de agosto, uma nova rodada de testes de impacto com modelos vendidos na América Latina. Desta vez, os modelos analisados foram a minivan Chevrolet N300, Kia Rio Sedan e Fiat Mobi.
O hatch é o único do trio vendido no Brasil, e obteve uma estrela na proteção para adultos e duas para crianças. O modelo também participou do teste de longa duração de QUATRO RODAS, apesar de quase ter se desmontado antes da hora.
A avaliação do NCAP declarou como “boa” a proteção para a cabeça e pescoço dos passageiros dianteiros, mas o peito e joelhos do motorista receberam proteção “marginal”.
No impacto lateral a proteção para o peito do motorista foi considerada “pobre”, e a parte superior da porta traseira se abriu no impacto.
De origem chinesa e sem airbags, o Chevrolet N300 zerou na proteção para adultos e ganhou uma estrela para crianças. Já o Kia Rio Sedan levou duas estrelas nas duas categorias, mesmo estando equipado com apenas um airbag e não contar com ESC e ABS.
Em nota, Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, afirmou que “os governos latino-americanos estão, ainda hoje, mais de 20 anos retrasados quanto às regulamentações europeias e estadunidenses a respeito da segurança dos veículos”, e o “lobby da indústria para adiar ou bloquear as regulações.”
Na rodada anterior, o Chevrolet Onix foi avaliado com nenhuma estrela.
No Brasil a exigência de ESC será obrigatória para carros novos (que não sejam novos modelos ou reestilizações) a partir de 2020 e, para todos os automóveis vendidos no país, em 2022.
Associações como a Proteste, no entanto, pediam que a obrigatoriedade fosse antecipada para o segundo semestre deste ano.

Fonte: Quatro Rodas - Abril

2017-08-08