Europa: chamada de emergência automática será obrigatória em março de 2018.

Europa: chamada de emergência automática será obrigatória em março de 2018.

Batizado de eCall, o serviço de chamada de emergência automática será padrão na Europa em 31 de março de 2018. A partir dessa data, todos os automóveis e comerciais leves nos 28 países do bloco terão de portar essa tecnologia, que tem como objetivo reduzir as mortes no trânsito ao prover socorro médico em menor tempo.

De acordo com estimativas, a implementação obrigatória do eCall poderá reduzir as mortes no trânsito em 10% no continente europeu. Segundo especialistas, os primeiros minutos após um acidente são vitais para a sobrevivência das vítimas. Por conta disso, a tecnologia permite acionar nada menos que 112 serviços de emergência na União Europeia, reduzindo assim enormemente o tempo de resgate.

Todos esses serviços podem ser acionados apenas em caso de acidente grave, onde a chamada “hora dourada” são os primeiros 60 minutos após um acidente, onde a taxa de sobrevivência é maior com intervenção médica. O eCall permite localizar o veículo acidentado e enviar rapidamente o resgate mais próximo. Os dados enviados para a central são limitados devido à proteção contra rastreamento do veículo antes da ocorrência.

Assim é resguardada a liberdade dos usuários, sem o temor de estarem sendo monitorados pelo eCall fora de sua função original. Com isso, somente tipo de veículo, combustível, número de passageiros, tempo do acidente e a localização são enviados aos atendentes da central. Com apenas estes dados é possível prover o resgate de forma imediata. Os dados são protegidos e sua transferência só podem ser feitos com autorização da pessoa.

De acordo com a norma da União Europeia sobre a proteção de dados pessoais, a nova lei diz que “o fabricante também deve garantir que os dados na memória interna desse sistema ou unidade técnica sejam abolidos de forma automática e contínua, e que nenhuma entidade fora do sistema ou a unidade técnica separa a bordo do veículo tenha acesso a esses dados antes que o eCall seja ativado “.

No veículo, a tecnologia também terá acionamento por um botão, que pode ser instalado em qualquer lugar de fácil acesso do habitáculo, inclusive ao lado dos assentos. Aprovada pelo Parlamento Europeu em 2015, a nova regra teve um prazo de três anos para testes e homologação da tecnologia. A regulamentação também prevê que futuramente caminhões e ônibus terão essa tecnologia, mas por ora está sob análise técnica sua viabilidade. Nas motos, a BMW foi a primeira a instalar o eCall como opcional, em julho.

Aqui no Brasil, algumas marcas oferecem essa tecnologia, sendo a Volvo a mais conhecida com seu sistema OnCall, enquanto a Ford com o Assistente de Emergência (que liga diretamente para o SAMU 192) e a GM com seu OnStar (que aciona a central do sistema, assim como na Volvo), as mais populares.
Fonte: noticiasautomotivas

2017-10-11