Os carros mais vendidos no varejo

Os carros mais vendidos no varejo

Kwid, Polo, HR-V, Corolla, Argo e Virtus são destaques no ranking de vendas de varejo em maio. O ranking de vendas no varejo traduz melhor as reais preferências do brasileiro que o de emplacamentos totais. Isso porque são descartados os negócios fechados no atacado, diretamente entre as fabricantes entre empresas e frotistas, por exemplo. As vendas no atacado também incluem as efetuadas para taxistas, produtores reais e portadores de necessidades especiais. Na maioria dos casos, há grandes descontos.  Já as vendas no varejo são as realizadas das concessionárias para o consumidor, geralmente sem condições especiais. No ranking de varejo de maio, o grande destaque foi o Kwid. Polo, Argo, HR-V, Corolla e Virtus também obtiveram bons desempenhos. Descartado o atacado, eles ganharam muitas posições em comparação com a lista de emplacamentos totais (que você pode conferir na geral abaixo).

OS CARROS MAIS VENDIDOS EM MAIO (ATACADO + VAREJO)

Líderes do varejo

Os dois primeiros colocados no ranking de varejo foram os mesmos da lista geral dos mais emplacados. O Onix obteve a primeira posição e o HB20, a segunda (veja os números de vendas abaixo). Da terceira posição em diante, as coisas começam a mudar. Essa colocação é ocupada pelo Volkswagen Polo, que no geral foi o quinto mais vendido. O Ka, por sua vez, caiu da terceira posição no geral para a quarta no varejo. O Kwid ficou com a quinta posição, ante a 13ª no ranking de vendas totais. O Renault é praticamente vendido apenas nas concessionárias, sem negócios no atacado. Embora as vendas diretas seja o forte da montadora francesa, a demanda pelo Kwid nas autorizadas é muito alta, e não há exemplares para atender altos volumes no atacado. O sexto colocado no varejo é o Honda HR-V, que também é o SUV mais emplacado por meio dessa modalidade. No geral, ele é 19º colocado. A sétima posição é do Corolla (três colocações a mais que no ranking de emplacamentos totais) e a oitava, do Argo (ganho de três posições também). Nono mais vendido, o Prisma perde uma posição ante o ranking de vendas totais. O Virtus é décimo, ante a 14ª posição na lista que soma o atacado.

Fora do ‘top 10’

Dos modelos que estão entre os dez mais vendidos do Brasil na lista de emplacamentos total, alguns ficaram de fora desse ranking no varejo. O Gol, quarto carro mais emplacado em maio, é apenas 18º colocado sem o atacado. Já na lista de vendas diretas, ele ficou com o segundo lugar. Outro que sai do “top 10” sem o atacado é o Compass, sétimo carro mais vendido em maio. Sem a soma das vendas diretas, o Jeep foi, no mês passado, 17º carro mais emplacado. Strada e Toro são outras ausências. No geral, a picape pequena foi a quinta mais vendida e a média, a nona. Nas concessionárias, a Toro foi 39ª. A Strada fica fora do “top 50”. Mais de 95% de seus exemplares foram vendidos no atacado em maio.

Os carros mais vendidos no varejo

1º Chevrolet Onix – 9.246 unidades
2º Hyundai HB20 – 7.338
3º Volkswagen Polo – 4.603
4º Ford Ka – 4.455
5º Renault Kwid – 3.531
6º Honda HR-V – 3.330
7º Toyota Corolla – 3.326
8º Fiat Argo – 3.269
9º Chevrolet Prisma – 3.011
10º Volkswagen Virtus – 2.848

FONTE: FENABRAVE



2018-06-20