Honda Civic Si: cupê esportivo de verdade

Honda Civic Si: cupê esportivo de verdade

Versão mais apimentada do modelo médio vem apenas com câmbio manual, motor turbo de 208 cv e chama bastante atenção. Honda Civic Si: nem pense em passar despercebido ao volante deste cupê com motor turbo, de 208 cavalos. Sair com Honda Civic Si em tempos de SUVs, hatches e sedãs compactos é algo para chamar atenção. Do outro lado da rua, há quem não resista à ideia de sacar o celular e começar a tirar fotos do carro. Pintado de vermelho e com a saída de escape central, o cupê da marca japonesa é de parar o trânsito. Mas custa R$ 159.900 e exige certa destreza ao volante para saber controlar toda força despejada nas rodas da frente pelo sistema com câmbio manual.Em carros com tração dianteira que têm uma relação entre peso e potência menor que 7 kg/cv, como é o caso do Honda Civic Si (6,4 kg/cv), ver as rodas dianteiras patinando ao acelerar é muito fácil. Então, para deleite dos puristas ao volante, o jeito é curtir o prazer de dirigir controlando acelerador, pedal de embreagem, volante e alavanca de câmbio sem muita intervenção da eletrônica. Mas é bom saber que, na comparação com o Si anterior, é preciso subir um pouco mais o giro do motor para o 1.5, turbo, de 208 cv, acordar de vez. Antes dos 2.500 rpm ,há certa falta de força. São vários os detalhes que não deixam dúvidas que o carro exala esportividade pelas ventas. Não chega ao caso extremo da versão Type R, mas estamos falando de um caso raro de cupê esportivo no Brasil. Aliás, único. Como rivais mais próximos, podemos citar o hatch médio VW Golf GTI (R$ 134.870) e compacto o Mini JCW (R$ 179.990), apenas. Ambos são ligeiramente mais potentes que o Si, mas são encontrados apenas com caixas automáticas, o que pode tirar um pouco da diversão ao volante dos que gostam ter total controle da máquina. Haja braço! Principalmente se você apertar o botão “Sport” no console central.Com um simples toque, a suspensão Öca ainda mais rígida e aumenta a sensibilidade do acelerador. O ronco aÖnado que sai pelo escapamento e os engates sempre rápidos, precisos e justos empolgam. Também dá para se animar com os largos apoios laterais dos bancos e ainda com detalhes como os pedais de alumínio perfurado ou a textura que imita Öbra de carbono no painel. A posição de dirigir próxima do chão é outro item que faz parte do pacote da alegria de quem quer um verdadeiro esportivo. Como complemento, a iluminação do cluster é vermelha, assim como da tela da central multimídia, sensível ao toque e que poderia ter funcionamento um pouco mais intuitivo e rápido. Nem sempre é tão simples mudar de estação de rádio, ou mudar para as músicas salvas no pendrive . Sabendo aproveitar tudo o que o Si é capaz de entregar, o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, praticamente os mesmos números do rival Golf GTI (7,2 s e 237 km/h) e um pouco abaixo do que o Mini JCW atinge (6,1 s e 246 km/h). Pode acelerar que o carro é preciso nas manobras, mas é preciso tomar cuidado com as saídas de frente por causa de toda força que vai para o eixo dianteiro. E não esqueça que a suspensão rígida causa solavancos em piso irregular, o que está se tornando cada vez mais frequente nas ruas do País. Na geração anterior à atual, o Civic Si vinha com motor 2.4, aspirado, de 206 cv, que girava bem, até 7.000 rpm. O torque máximo não era um estouro (23,4 kgfm), mas aparecia em altos 4.400 rpm. Entretanto, os quatro cilindros ganhavam rotação com bastante facilidade. E logo nas primeiras marcações do contagiros já havia boa dose de força, ao contrário do 1.5 turbo, que exige sempre estar com um nível de rotação um pouco mais alto para mostrar todo seu potencial.Dessa vez com visual bem arrojado, o novo Honda Civic Si honra a tradição da versão esportiva com um conjunto bem acertado e detalhes modernos. Há quem preÖra as gerações anteriores, que tinham motores aspirados ,para altas rotações. Mas se quiser um cupê esportivo com câmbio manual, não vai encontrar nada na mesma faixa de preço do modelo da marca japonesa.
Fonte: Carros IG     
 

2018-06-21