Volkswagen e Ford fecham parceria para produção de Vans e Picape

Volkswagen e Ford fecham parceria para produção de Vans e Picape

A Volkswagen AG e a Ford Motor Company anunciam o primeiro acordo de aliança global entre as marcas. O CEO da VW, Dr. Herbert Diess, e o CEO da Ford, Jim Hackett, confirmaram hoje que as empresas pretendem desenvolver vans comerciais e picapes médias para o mercado mundial a partir de 2022. Enquanto a Ford deverá projetar e construir vans comerciais maiores para os consumidores europeus, a Volkswagen vai desenvolver e construir uma van urbana, segmento de mercado que a empresa deixou de atuar no Brasil com o fim da produção da Kombi.

Além disso, também foi assinado um memorando de intenções para estudar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos. A fabricantes afirmaram estar abertas a considerar outros programas conjuntos de veículos no futuro. Suas equipes devem trabalhar nos detalhes da parceria nos próximos meses.

“Ao longo do tempo, essa aliança vai ajudar ambas as empresas a criar valor e atender as necessidades de nossos clientes e da sociedade”, disse Hackett. “Ela vai não só trazer eficiências importantes e ajudar ambas as companhias a melhorar seu desempenho, mas também nos dará a oportunidade de ajudar a formar a próxima era da mobilidade.”

A parceria, que não envolve a troca de ações entre as duas empresas, será dirigida por um comitê conjunto a ser liderado por Hackett e Diess e incluirá executivos sênior de ambas as empresas.

Não é a volta da Autolatina

Esta aliança entre Ford e Volkswagen não é uma parceria inédita para os brasileiros e argentinos. No final da década de 1980 e início de 1990, as empresas formaram a joint-venture Autolatina no Brasil e Argentina, onde a Volkswagen tinha maior porcentagem das ações. A colaboração envolveu não só os automóveis de passeio, mas também os comerciais como os caminhões.

O compartilhamento de plataformas e motores entre as duas fabricantes gerou os Ford Royale e Versalles (feitos na base do VW Santana) e VW Apollo (Ford Verona), Logus e Pointer (Ford Escort de segunda geração).

Fonte: Revista Carro

2019-01-17