Volvo XC40 ganhará versão com motor elétrico ainda neste ano

Volvo XC40 ganhará versão com motor elétrico ainda neste ano

O Volvo XC40 tem feito uma boa carreira no Brasil e no Exterior. Por aqui, ajudou a Volvo a bater recordes de vendas e chegou a ser líder de mercado entre os modelos premium. Na Europa, foi eleito o Carro do Ano de 2018. Agora, o SUV compacto dará mais um passo. Ele se tornará elétrico.

A novidade é mais um passo em uma trajetória que vem se desenhando há pouco mais de um ano. Na época, a Volvo anunciou uma verdadeira ofensiva elétrica. O objetivo era claro: que os elétricos respondessem por 50% das vendas totais da marca até a metade da próxima década.

E o compacto XC40 tem tudo para liderar o caminho. A variante puramente elétrica do modelo será apresentada ainda em 2019.

A versão elétrica será baseada na atual opção híbrida, a T5 Twin Engine. Ela combina um motor 1.5 a gasolina de três cilindros e 180 cv e outro elétrico, de 82 cv. O resultado é uma potência combinada é de 262 cv. O conjunto se completa com uma bateria de íons de lítio de 9,7 kWh e um câmbio automático de sete velocidades.

Com um torque de 43,3 mkgf, o XC40 híbrido consegue cravar 7,3 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 205 km/h. Em modo exclusivamente elétrico, o SUV compacto tem autonomia de 54 km.

Fonte: Jornal do Carro

2019-04-08