Toyota Corolla 2019 terá motor híbrido na Europa.

Toyota Corolla 2019 terá motor híbrido na Europa.

A terceira geração do Auris, que avançou seus primeiros detalhes no Salão Automóvel de Genebra, retornou à denominação Toyota Corolla e agora é apresentada no Salão de Paris 2018, tanto na versão hatchback de cinco portas quanto no familiar Touring Sports. Ambos são protagonistas da ofensiva híbrida que a marca japonesa preparou para o show de gala com o novo Toyota RAV-4 Hybrid ou o Yaris GR Sport.

O Toyota Corolla 2019 é responsável por lançar a estratégia de dois híbridos da Toyota, chegando ao mercado com duas opções mecânicas híbridas: uma mais projetada para diminuir as emissões na atmosfera das cidades de 122 HP e outra mais aspiracional, que chega a 180 HP.
Sua chegada nas concessionárias do Brasil está prevista para 2019 e é apresentada como um antes e depois na história do fabricante japonês. Não é em vão, é a primeira marca que cessou com o diesel (na europa), um caminho seguido por outros fabricantes, como a Volvo.

Procurando as diferenças
Toyota Corolla 2019

A primeira coisa que se destaca é que tanto o Toyota Corolla quanto o Corolla Touring Sports, apesar de compartilharem o nome, são dois modelos notavelmente diferentes. A chave é encontrada nas plataformas em que foram concebidas: a primeira é na nova arquitetura TNGA, enquanto a segunda é na evolução da mesma, a plataforma GA-C.
Mesmo assim, encontramos muitas semelhanças entre os dois: ambos possuem um chassi mais rígido, em particular endurece em 60% em relação à geração de saída, que é reforçada em pontos-chave com aço de alta resistência para melhorar a segurança passiva. Da mesma forma, seu centro de gravidade é reduzido em 25 milímetros e compartilham o mesmo design na parte da frente, que é idêntico em ambos.

Este caracteriza-se por uma grelha, que se encontra baixo os faróis e que apresenta um desenho em forma de malha na cor preta. É enquadrado por um molde superior cromado, bem como um lábio inferior na cor do corpo. Por outro lado, a óptica inclui tecnologias avançadas de LED, como o Bi-Beam com AHB ou a variável AHS lighting.

Toyota Corolla 2019
Ambos os modelos chegarão ao mercado com onze tons disponíveis para a carroceria e cinco modelos de rodas de liga leve, com medidas entre 17 e 18 polegadas.

O Toyota Corolla 2019 de cinco portas possui um design mais esportivo e compacto, agora com 40 milímetros de comprimento e 30 milímetros de largura, mais largo que o Auris que o substitui. O pára-brisa traseiro tem uma inclinação de 14º maior e integra um spoiler de teto que acentua a ligeira queda do teto.

Toyota Corolla Touring Sports 2019
Por seu turno, o Toyota Corolla Touring Sports procurou melhorar a habitabilidade, mas ao mesmo tempo continuar no mesmo caminho que a variante de cinco portas em termos de esportividade. Assim, a versão familiar do compacto Nippon cresce em 58 mm de comprimento enquanto sua batalha é 100 milímetros maior em relação ao modelo que substitui, fixando sua distância entre eixos em 2,7 metros.

Também existe uma distância maior entre os bancos traseiros e dianteiros: cresce 48 milímetros, oferecendo um espaço total de 928 milímetros. Por outro lado, o porta-malas é maior do que o Corolla hatchback (em torno de 400 litros), com 598 litros.

Continuando com as diferenças, a partir do pilar B, o Corolla Touring Sports incorpora painéis diferenciados em relação à variante de cinco portas e suas mudanças traseiras, notavelmente: as ópticas são mais longas, enquanto a placa foi levantada para passar entre elas e não mais o difusor traseiro, como no Corolla compacto. Além disso, as saídas de fuga são menos esportivas e não estão localizadas de cada lado, se não juntas, à direita.

Abrindo as portas do Toyota Corolla 2019

Toyota Corolla 2019
O interior também é completamente redesenhado nesta nova geração do Toyota Corolla, procurando levar o compacto a um nível superior em termos de qualidade e tecnologia. A marca japonesa oferece diferentes combinações de estofamento e revestimento interior em couro sintético, couro real, tecido, alcântara, piano preto ou cromado escovado.

Da mesma forma, o painel de instrumentos oferece um novo design: agora é mais alongado e sua altura é 2,4 centímetros menor, o que ajuda a melhorar sua visibilidade a partir da posição de condução. O Toyota Corolla 2019 oferece a possibilidade de incorporar uma instrumentação analógica ou digital, que é incorporada em uma tela de 10 polegadas.

Por outro lado, a consola e o túnel central estão agora mais ergonómicos, melhorando o seu acesso a partir da posição de condução para serem mais largos e subir ainda mais. Assim, o botão da mudança está mais à mão para o motorista. Finalmente, os assentos também são melhor adaptados para os ocupantes e a possibilidade de incorporar opcionalmente alguma quadra de esportes é oferecida.

Dois motores híbridos
Toyota Corolla 2019
O Toyota Corolla 2019, assim como sua variante Corolla Touring Sports, tem a quarta geração de mecânicas híbridas da marca, oferecendo pela primeira vez duas opções diferentes. O primeiro combina um motor a gasolina de 1.8 litros com um propulsor elétrico, oferecendo uma potência combinada de 122 cv e 142 Nm de torque.

Nesta variante, o fabricante deu ênfase especial à redução de atrito e vibrações no motor de combustão, que também incorpora um novo sistema de recirculação de gases de escape EGR e otimizou seu gerenciamento térmico para reduzir suas emissões ao máximo. Por outro lado, essa mecânica oferece um aumento de velocidade mais linear nas acelerações.

Toyota Corolla 2019
O segundo em discórdia dá um passo em direção ao espírito esportivo: a Toyota quer demonstrar que os benefícios e as emissões reduzidas sejam dois conceitos que podem andar perfeitamente de mãos dadas. Assim, sua montagem mecânica consiste em um motor a gasolina de 2.0 litros e um elétrico: em combinação, eles têm uma entrega de 180 HP. Esta variante pode funcionar no modo elétrico até 115 km / h.

Ambos os mecanismos são acompanhados por uma suspensão do tipo McPherson no eixo dianteiro e multi-link na traseira, que é gerenciada pelo sistema de suspensão variável adaptativa (AVS), que não só ajuda a melhorar o conforto dos ocupantes, mas também melhora a resposta da direção e desempenho dinâmico do Corolla. Este sistema também atua no seletor do modo de condução, alterando as configurações de acordo com a opção selecionada: Eco, Normal, Esporte S, Esporte S + ou personalizado.

O novo Corolla, mais conectado

Toyota Corolla 2019
Finalmente, o Toyota Corolla 2019 virá com diversas novas tecnologias, focadas na conectividade e no conforto. Entre seus benefícios, encontramos o sistema Toyota Touch multimedia, que é operado a partir de uma nova tela de toque colorida de 8 polegadas com navegador integrado.

Além disso, o compacto japonês terá serviços conectados, que oferece funções através do smartphone, como busca no carro, análise de direção, envio ao carro ou lembretes de manutenção. Por outro lado, oferece a possibilidade de equipar o sistema de som JBL GreenEdge Premium, que possui oito alto-falantes e a tecnologia Clari-FiTM, que podem complementar as freqüências perdidas em arquivos de áudio compactados.

Da mesma forma, o novo Toyota Corolla adiciona um sistema de carregamento sem fio para dispositivos móveis, que pelo sistema Wireless Power Consortium (WPC) são recarregados sem a necessidade de fiação. O novo Corolla também terá tecnologias como a abertura do porta-malas do hands-free ou o assistente de estacionamento dianteiro e traseiro. Bem vindo ao mundo de amanhã, Corolla.
Fonte: seucarro

2019-06-29