Volvo terá linha de carros blindados no Brasil e até exportará.

Volvo terá linha de carros blindados no Brasil e até exportará.

A Volvo anunciou que terá uma linha de modelos de luxo com blindagem no mercado nacional. Além disso, a marca de luxo nórdica atuará também no processo de conversão, utilizando a experiência nacional nesse tipo de proteção para enviar a outros países.

Os utilitários esportivos XC40, XC60 e XC90 serão os primeiros modelos da Volvo no Brasil com blindagem, sendo esta de Nível III-A, que é o máximo permitido pelo Exército Brasileiro. Isso porque, no mercado internacional, a empresa inicia seu negócio com proteção blindada com o modelo XC90 especialmente modificado na linha de montagem para um nível bem mais elevado.

Trata-se da classificação de proteção VPAM VR8, que possui proteção balística em 360 graus e capacidade para suportar ataques explosivos, sendo indicada para corpos diplomáticos, governantes e empresários em regiões de altíssimo risco de segurança.

Stephan Green, diretor de marketing da Volvo Cars para Veículos Especiais, diz: “Estamos orgulhosos em oferecer carros blindados aos consumidores. Com esse modelo, ampliamos nosso portfólio com veículos de alto nível de segurança pessoal para indivíduos que necessitam de maior proteção”.

Em relação ao XC90 VPAM VR8, ele comenta: “O XC90 possui classificação de proteção VPAM BRV 2009 / ERV2010 VR8* (blindagem pesada), que nos permite oferecer um carro que entrega um alto nível de segurança, ao mesmo tempo em que mantém as propriedades fundamentais do carro. Os clientes em potencial incluem serviços de segurança que usariam o carro para transportar pessoas com esse perfil”.

Esse veículo tem um nível de proteção não autorizado pelo Exército Brasileiro. Com revestimentos de aço de alta resistência, possui placas de 10 mm nesse material e vidros de até 50 mm de espessura. O peso extra da blindagem é de 1.400 kg, mas todo o XC90 T6 com cinco ocupantes, chega a 4.490 kg.

No Brasil, a Volvo importará a linha de SUVs com modificações feitas localmente, aproveitando a experiência do país em proteção blindada de nível mais leve, apta para suportar disparos de armas de pequeno e médio porte. Assim, os carros que vierem para cá, em parte serão vendidos aqui, enquanto outros serão modificados e vendidos em outros países.

Assim, a Volvo utilizará a experiência alemã para blindagem pesada, como no XC90 T6 VPAM VR8, além da brasileira, com os carros de nível III-A, sendo estes dos modelos XC90 T6 e o XC60 T6, ambos na versão Inscription.
Fonte: noticiasautomotivas

2019-07-05