Projeção: possibilidade de um Ford Puma ST inspira algumas ideias.

Projeção: possibilidade de um Ford Puma ST inspira algumas ideias.

O Ford Puma chegou como uma proposta ousada e necessária da marca americana para um mercado europeu que está sendo inundado de utilitários esportivos compactos. A ideia de um crossover com performance esportiva é natural quando o produto se baseia num hatch, que historicamente tem uma opção de alto desempenho.

Esse é o caso do Fiesta ST, que atualmente tem motor 1.5 EcoBoost de três cilindros (existe um de quatro) com 200 cavalos. Então, um Puma ST é mais do que possível, se tornando algo bem provável. Tanto é que as projeções começam a aparecer e dão uma ideia de como ele será.

A ideia de um Ford Puma ST cairia bem no mercado europeu, ainda mais que alguns concorrentes possuem motores turbinados disponíveis para uso em seus SUVs compactos, como é o caso do Puretech Turbo 1.6 de 225 cavalos da PSA, que poderia atender tanto um Opel CrossLand X GSi quanto um Peugeot 2008 GTi.

No caso do Ford Puma ST, o legal é que ele poderia utilizar o recurso do app mTune SMARTflash, que permite alterar os parâmetros de funcionamento do motor EcoBoost, fazendo com que a potência alcance até 225 cavalos e o torque suba para 34,5 kgfm. Tudo isso apenas usando um smartphone e um sensor na porta OBD-II, via Bluetooth.

Com para-choque devidamente escurecido ou com partes brilhantes nas molduras e dotado de spoiler integrado, assim como faróis com máscara negra e grade estilizada, o Ford Puma ST também empregaria rodas esportivas aro 18 polegadas com pneus mais largos, bem como suspensão com calibragem mais firme em molas, amortecedores e barras estabilizadoras.

Isso sem contar freios mais potentes e com pinças devidamente vermelhas. Pode-se imaginar também duas saídas de escape volumosas, lanternas diferenciadas e difusor de ar. O interior com bancos mais envolventes, volante esportivo com detalhes em alumínio e uma opção manual seriam prováveis. O Ford Puma ST poderia ainda ganhar um irmão mais potente, a fim de pegar o T-Roc R.
Fonte: noticiasautomotivas

2019-07-06