Tecnologia contra o estresse no trânsito.

Tecnologia contra o estresse no trânsito.

Mesmo com índices de congestionamento estáveis nos últimos cinco anos em grandes cidades, como São Paulo, o trânsito continua sendo um grande gerador de estresse. Segundo especialistas, um dos principais fatores para esse fenômeno é a proliferação dos smartphones. Basta olhar ao redor: é comum ver motoristas checando quanto tempo levarão para ir do “ponto A ao B”, mensagens em aplicativos e redes sociais, por exemplo.

A boa notícia é que, com atitudes simples e a ajuda de soluções criadas pelas montadoras, é possível tornar mais prazeroso o tempo a bordo do carro. Várias marcas já oferecem ou propõem sistemas pensados especialmente para deixar o motorista mais relaxado.

Uma delas é a Jaguar. A britânica está desenvolvendo um sistema de inteligência artificial capaz de detectar o humor do motorista a partir de suas expressões faciais – para isso, utiliza câmeras e sensores. Ao “perceber” que o condutor está ficando irritado, o dispositivo promove mudanças em parâmetros da cabine.

O sistema pode alterar a iluminação do ambiente e reproduzir as músicas preferidas do motorista. Ao detectar bocejos e outros sinais de cansaço, o dispositivo reduz a temperatura da cabine, de modo a deixar o condutor mais alerta. A nova tecnologia será incorporada à próxima geração de modelos da Jaguar, segundo a marca.

A também britânica Bentley criou um sistema semelhante. O protótipo EXP 100 GT, recém-revelado, monitora o humor do motorista por meio de biometria. O dispositivo é capaz até de medir o nível da pressão sanguínea de quem está ao volante. A marca informa que pode transformar essa solução em realidade em 2035.

Fonte: Jornal do carro

2019-07-17