Japão autoriza uso de retrovisores digitais

Japão autoriza uso de retrovisores digitais

Autoridades japonesas liberaram o uso de retrovisores digitais no mercado automotivo. A tecnologia, que basicamente consiste em câmera de alta resolução e monitor interno não é nova, já sendo usado por designers em conceitos há anos.
Com a autorização, uma empresa local decidiu lançar no mercado seu retrovisor digital, que tem câmera de 1,3 megapixel e um display de LCD para ser montado sobre a lateral do painel. A vantagem é a reprodução da imagem, cujo sensor pode compensar a luz e permitir melhor visão.
Mas, há quem defenda o uso de espelhos, pois o motorista perde a noção visual durante a condução ou manobra. Ainda assim, um período de adaptação é necessário para se acostumar com a falta do espelho e a imagem digital. O problema é que em caso de falha ou com o veículo desligado, não é possível ver o que há atrás, diferente do espelho comum.
Por enquanto, nenhuma montadora anunciou oficialmente a substituição do espelho. Mas, mesmo aqui no Brasil, alguns carros de luxo contam com essa tecnologia, utilizando as câmeras do sistema de estacionamento durante a condução.
Fonte: Noticias automotivas

2016-07-05