Fiat Palio decepciona em novo teste de colisão do Latin NCAP

Fiat Palio decepciona em novo teste de colisão do Latin NCAP

Com critérios mais rígidos de avaliação, o Fiat Palio ganhou apenas uma estrela para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil no teste de colisão divulgado hoje (3) pelo Latin NCAP. A organização é independente e avalia a segurança de carros fabricados na América Latina.
Antes de o modelo ser testado no impacto lateral, os resultados haviam sido bem melhores para o carro da Fiat. Em 2014 e 2015, quando as avaliações envolviam apenas o impacto frontal, o modelo ganhou quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil.
De acordo com o Latin NCAP, um dos motivos para uma nota tão baixa é a ausência de airbags laterais no Palio, o que resulta em baixa proteção para o peito do motorista. Mas, segundo o órgão, o modelo mostrou uma estrutura lateral capaz de proporcionar boa proteção lateral e pouca penetração na área dos ocupantes.
"No impacto lateral, a cabeça e a pelve tiveram proteção adequada. O abdome mostra proteção fraca e o peito proteção pobre, explicando o resultado limitado de uma estrela. O modelo não conta com airbags laterais; contudo, tem reforços nas portas e nos painéis internos. Esse fato explica a baixa penetração e demonstra que o veículo foi desenvolvido para oferecer boa proteção lateral", afirmou o Latin NCAP em sua avaliação.
BYD F0
O BYD F0, compacto produzido na China, também foi testado. O modelo recebeu zero estrela para o ocupante adulto e apenas uma estrela para o ocupante infantil. A versão avaliada foi a mais básica disponibilizada nos mercados do Latin NCAP e não possui airbags e cintos de segurança de três pontos em todas as posições. As instruções no manual também foram consideradas escassas em referência à proteção infantil do carro. O F0 não foi testado em impacto lateral, já que no impacto frontal obteve zero estrela.

Fonte: Auto Esporte

2016-08-04