Nissan March vai adotar tecnologia de condução autônoma em até 10 anos

Nissan March vai adotar tecnologia de condução autônoma em até 10 anos

Pelo menos ao que parece, a tecnologia de condução autônoma não será uma exclusividade de veículos mais caros. Durante uma entrevista, um dos chefes das unidades autônomas da Nissan, Stewart Callegari, revelou que a montadora japonesa está considerando oferecer o sistema Propilot de condução autônoma na linha do March (Micra em alguns mercados). Segundo ele, a novidade estará disponível em até 10 anos.
“Atualmente, o segmento B ainda é predominantemente um mercado de três pedais [câmbio manual], e é muito impulsionada pelos preços”, explicou o executivo. “Mas esperamos que isso mude e, quando isso acontecer, o Propilot vai se tornar apropriado”.
O sistema Propilot, que já está sendo oferecido no SUV Qashqai, é a primeira fase de tecnologia autônoma entre os carros da Nissan. O recurso consegue controlar a direção e os freios do veículo em determinados tipos de estradas, tais como auto-estradas. Para 2018, a marca prepara um aprimoramento do sistema, que será capaz de operar em rodovias com múltiplas faixas de rodagem.
A Nissan e a Renault (pertencentes ao mesmo grupo) vão lançar 10 carros autônomos até 2020. O próximo automóvel a receber a tecnologia deverá ser o Leaf de próxima geração, este previsto para ser lançado no mercado em meados de 2018. Outro modelo considerado é o próximo GT-R, além do 370Z.
Fonte: Autoca

2016-08-14