Plataformas comuns geralmente são associadas com marcas de um mesmo grupo automobilístico, tais como a MQB para a VW ou a D2XX para a GM, por exemplo. Além disso, parcerias podem ser feitas entre fabricantes para que uma base em comum crie modelos distintos para ambas as marcas, tal como a D23 para Renault-Nissan e Mercedes-Benz. No entanto, a AvtoVAZ surpreendeu inclusive a imprensa russa com uma proposta ousada e muito diferente do habitual. O fabricante russo ligado à Renault-Nissan propõe uma solução para reduzir os custos de produção da indústria automotiva do país. A ideia da AvtoVAZ é a criação de uma plataforma única para todos os carros de produção em massa feitos na Rússia, inclusive as marcas estrangeiras, tais como VW, Ford, Toyota, entre outras. E mais, essa base seria de desenvolvimento russo e com elevado nível de conteúdo local. A medida é vista pela AvtoVAZ como a única saída para evitar uma catástrofe na indústria russa, que chegou ao seu mais baixo nível de produção em décadas. Com a elevação dos custos, fabricar no país se tornou proibitivo. A Volkswagen, por conta do Dieselgate, adiou o lançamento de uma nova plataforma na Rússia, que provavelmente é a MQB-A0. No caso da AvtoVAZ, a plataforma comum entregaria vários componentes únicos para todas as marcas, tais como suspensão, freios, amortecedores, transmissão, eixos, entre outros. Por enquanto, essa busca pela saída da crise não teve resposta pelo menos não conhecida dos fabricantes convidados para participar do programa proposto pelo AvtoVAZ.
Fonte: noticiasautomotivas