Assim como outras fabricantes, a Seat está investindo em crossovers para ampliar sua presença no mercado. O próximo lançamento será um modelo inédito de sete lugares, que tem previsão de chegada para 2018. E o curioso é que a marca lançou um concurso para definir o nome do novo utilitário-esportivo, onde os internautas podem enviar sugestões e, no Salão de Frankfurt (em setembro), o público poderá votar entre os melhores. O nome oficial deve ser anunciado em outubro.
O novo crossover médio da Seat terá porte semelhante ao do Skoda Kodiaq, outro utilitário de sete lugares do grupo Volkswagen. Já o visual do automóvel vai ostentar forte influência do Ateca, com grade dianteira que abriga o logotipo da fabricante espanhola, além de faróis e lanternas com formato espichado e afilado e iluminação em LED.
A exemplo do Kodiaq e também do novo Volkswagen Tiguan, o próximo crossover da Seat será construído a partir da plataforma modular MQB A2. Além da versão de sete lugares, o carro deve contar ainda com uma configuração convencional de cinco lugares. A marca já confirmou que o carro será projetado em Barcelona e fabricado em Wolfsburg, na Alemanha, ao lado dos outros dois modelos.
A expectativa é que o novo modelo seja oferecido com motores a gasolina e diesel de quatro cilindros, com câmbio manual ou automático e tração dianteira ou nas quatro rodas. Mais detalhes serão divulgados em breve.
Além do novo crossover de sete lugares, a Seat confirmou que pode produzir um utilitário-esportivo grande baseado no 20V20, mostrado há dois anos no Salão de Genebra. Na ocasião, a empresa havia comentado que, caso o Ateca (primeiro modelo da marca no segmento) tivesse sucesso no mercado, este crossover poderia ser lançado.
Não posso dizer agora, mas estamos trabalhando nisso. Vemos oportunidades. Estamos analisando o caso comercial e a visão do produto, disse o chefe da Seat, Luca de Meo. O 20V20 não era algo que fizemos apenas por diversão. Havia um pensamento por trás disso. Ao que tudo indica, este modelo poderá ser introduzido no mercado até 2020.
Fonte: AutoExpress