Proteção para crianças ganhou duas estrelas
O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira, 1º de agosto, uma nova rodada de testes de impacto com modelos vendidos na América Latina. Desta vez, os modelos analisados foram a minivan Chevrolet N300, Kia Rio Sedan e Fiat Mobi.
O hatch é o único do trio vendido no Brasil, e obteve uma estrela na proteção para adultos e duas para crianças. O modelo também participou do teste de longa duração de QUATRO RODAS, apesar de quase ter se desmontado antes da hora.
A avaliação do NCAP declarou como boa a proteção para a cabeça e pescoço dos passageiros dianteiros, mas o peito e joelhos do motorista receberam proteção marginal.
No impacto lateral a proteção para o peito do motorista foi considerada pobre, e a parte superior da porta traseira se abriu no impacto.
De origem chinesa e sem airbags, o Chevrolet N300 zerou na proteção para adultos e ganhou uma estrela para crianças. Já o Kia Rio Sedan levou duas estrelas nas duas categorias, mesmo estando equipado com apenas um airbag e não contar com ESC e ABS.
Em nota, Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, afirmou que os governos latino-americanos estão, ainda hoje, mais de 20 anos retrasados quanto às regulamentações europeias e estadunidenses a respeito da segurança dos veículos, e o lobby da indústria para adiar ou bloquear as regulações.
Na rodada anterior, o Chevrolet Onix foi avaliado com nenhuma estrela.
No Brasil a exigência de ESC será obrigatória para carros novos (que não sejam novos modelos ou reestilizações) a partir de 2020 e, para todos os automóveis vendidos no país, em 2022.
Associações como a Proteste, no entanto, pediam que a obrigatoriedade fosse antecipada para o segundo semestre deste ano.
Fonte: Quatro Rodas - Abril