Versão de topo do BMW X3 começa a ser produzida na fábrica da marca em Araquari (SC) na próxima semana; tabela não muda e modelo parte de R$ 397.950. A BMW vai começar a produzir também a versão de topo da nova geração do X3 no Brasil. A M40i começa a ser montada na próxima semana, junto da variante de entrada xDrive30i, feita no local desde março. Além do BMW X3, a fábrica catarinense também faz os X1, X4 e Série 3. O preço do X3 de topo não muda em relação ao importado. Sinal dos tempos, apocalipse automotivo ou só atenção a uma necessidade do mercado, o motivo ainda é incerto, mas a verdade é que, hoje, um dos melhores BMW para se guiar é um utilitário-esportivo, no caso a terceira geração do X3. Sintomático também é o fato de que a maior fábrica da marca hoje é destinada à produção da linha X na região de Spartanburg, nos Estados Unidos, onde pudemos avaliar o novo modelo. Programado para chegar ao Brasil em março, mas já em pré-venda com preços que partem de R$ 309.950 pela versão xDrive30i e chega a R$ 397.950 na de topo M40i, o novo X3 está mais leve (55 quilos a menos) e equipado com itens de modelos maiores, como os Série 5 e 7. A versão M40i é equivalente a um meio-esportivo, ou um rival do Audi SQ5 em termos mais práticos, já que o mais nervoso possível seria um X3 M que nunca existiu. Ela é equipada com motor seis cilindros em linha, turbo, de 3 litros, que rende 360 cv e 50,9 mkgf. O câmbio é o automático de oito marchas, com opção de trocas por aletas no volante, e a tração é integral. Apesar das aptidões familiares, incluindo o porta-malas de 450 litros, o X3 M40i recebeu melhorias com foco na esportividade. O chassi tem um ajuste diferente para se comportar de maneira mais esportiva. Com isso, nota-se que a carroceria tende a rolar menos em curvas que a xDrive 30i. As suspensões têm amortecedores semiativos que também se ajustam conforme os modos de condução programados e isso muda o comportamento e a agilidade do modelo em trocas de direção, apesar de ele ser sempre ágil e ter respostas bastante diretas. Os modos de condução são cinco ao invés dos quatro anteriores: econômico, conforto, adaptativo (que regula sozinho conforme a pilotagem), esportivo e esportivo plus, que tem a cereja do bolo que é o controle de largada. Na prática, o motor parece demorar a responder, mas na realidade é o ajuste escolhido para resposta do acelerador no modo conforto (normal) que funciona para deixar a condução mais confortável. Quando está no modo esportivo, as respostas são mais ágeis e diretas, dando a impressão de o motor ser menor, tamanha a agilidade com que enche. E tudo ganha contornos maiores graças ao sistema de som artificial do escapamento, que amplifica os estouros nas reduções de marchas. Na vida real, o M40i se comporta bem. Como tem mais peso na dianteira que a versão xDrive 30i, pelo motor e as rodas maiores, em baixa velocidade, a frente fica mais pesada para manobras e o volante exige um pouco mais de esforço, mas em ritmo rodoviário já não se percebe essa diferença. DIRIGIBILIDADE Fonte: Jornal do CarroEm movimento
PRÓS
X3 está ainda mais refinado em sua já boa dirigibilidade, com respostas ágeis e diretas, na versão M40i são ampliadas.